Óleo vegetal hidrogenado – Dicionário de aditivos

O óleo vegetal hidrogenado é um óleo de uma dureza muito elevada, muito semelhante à cera, que é conseguida através da adição de hidrogênio possível no núcleo das moléculas de gordura. Para obter uma consistência mais manejável, os fabricantes muitas vezes ablandarlas com gorduras líquidas não hidrogenadas.


Podemos encontrá-lo também como óleos vegetais hidrogenados ou gorduras vegetais hidrogenadas. Apesar de não ter nenhum valor nutricional, continuam a ser utilizados em vários alimentos, porque este ingrediente aumentam sua longevidade e que não têm um sabor gorduroso ou oleoso, além de ser um componente barato.


Óleo vegetal hidrogenado. Onde encontrar?


Encontra-Se na multidão de produtos assados, refeições preparadas, margarinas, batatas fritas, sorvete ou pipoca de milho para micro-ondas.


Como exemplo de inclusão de óleo vegetal hidrogenado, podemos encontrá-lo nos populares Donuts e muitos dos produtos da companhia Panrico e as não menos famosas barras de cereais com chocolate Huesitos.


Óleo vegetal hidrogenado - Huesitos


Óleo vegetal hidrogenado. Perigo


Em teoria, os óleos totalmente hidrogenados, ao contrário dos parcialmente hidrogenados, não deveriam contar com gordura trans. Mas o processo de hidrogenización não é perfeito, o que significa que as gorduras trans também vão estar presentes em pequenas quantidades no óleo vegetal hidrogenado.


O aparecimento destas gorduras leva-nos a aumentar os nossos níveis de colesterol e triglicerídeos, o que poderia desencadear em desenvolver doençasvasculares , como hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e aterosclerose. Foi demonstrado que o consumo de gordura trans é prejudicial para a saúde e recomenda-se sua total eliminação de nossa dieta ou proceder a uma redução das mesmas.


Além disso, é curioso que, desde 2006, a FDA exija etiquetas visíveis em nossos alimentos em que se indique o teor de gordurastrans quando contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados, mas que podem ser marcados como “zero gordura trans” se a quantidade for inferior a 0,5 por cento do produto total.


Eu acho que com tudo isso, já o tereis percebido, mas o nosso conselho é o de evitar o óleo vegetal hidrogenado, sempre que nos seja possível. Muito especialmente nos casos de pessoas com níveis elevados de colesterol ou triglicéridos ou aqueles que tenham alguma doença cardiovascular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *